domingo, 17 de janeiro de 2010

Lucky


Na sexta feira Lucky veio "bater" à nossa porta... Tão meiguinho, tão meiguinho! Foi impossível resistir-lhe.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010



Que tal a neve no Vale da Mua? Foram dois dias muito giros, com os carros a patinar por todo o lado.

Primeiro dia de 2010


Neste dia, o espectáculo da água a escoar pela comporta da barragem, era espectacular, ensurdecedor e até intimidante. Mas são estas pequenas coisas que nos fazem sentir que a Natureza é uma força incontrolável.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Outro homem importante que descobri há pouco tempo...


Frederick
Winslow Taylor
Engenheiro mecânico, natural de Filadélfia, Estados Unidos é considerado o "Pai da Administração Científica"
Elaborou os primeiros estudos essenciais:
Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
Em relação ao planeamento a actuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado reflectirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.
Em relação ao autocontrole das actividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objectivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional. Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidade com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados

"Coisas" que vou aprendendo no meu curso...



Kaizen - uma filosofia para crescer
Cada vez mais é imperativo reduzir aos custos operacionais no sentido de se aumentar o lucro das organizações. O Kaizen apoia as empresas neste processo de redução de custos actuando na eliminação de desperdício e estando orientado para a criação de valor.
A metodologia Kaizen leva à implementação de um novo paradigma de organização do trabalho focalizado na criação de fluxo (movimentação) de materiais e de informação, no trabalho puxado em função das necessidades do cliente, no zero defeitos e no zero acidentes.

Relacionamentos interpessoais e diversidade cultural

O relacionamento com os outros sempre fez parte da nossa existência enquanto seres humanos. Aprendemos desde bebés a interagir com o mundo que nos rodeia. Ao longo da vida aprendemos com uns e transmitimos essa aprendizagem aos outros, tentando no dia-a-dia aplicar esses mesmos ensinamentos e conhecimentos adquiridos.
Em relação à amizade, que é um valor nobre, descobrimos muitas vezes que afinal aquele ou aquela, que nós tinhamos como amigo para sempre, não o é. Por isso nos sentimos muitas vezes desapontados, desiludidos e defraudados quando nos empenhamos a 100% naquela relação de amizade.
Neste capítulo da amizade tive algumas desilusões que me custaram caro mais tarde, porque a confiança que eu depositava nas pessoas era tal que me levou a assumir compromissos financeiros (por elas), compromissos esses que eu tive que pagar.
Acredito acima de tudo que o mais importante é ultrapassar os conflitos através de um diálogo aberto, só assim somos capazes de agir correctamente e corrigir a nossa postura em qualquer situação. Os nossos pontos de vista devem ser por nós defendidos, mas temos que ser humildes e reconhecer quando não temos razão.
O respeito que eu tenho por todas as raças, credos, etnias, diferenças é total e gerador de confiança.
Através dos anos desenvolvi muito bons relacionamentos dentro e fora de Portugal devido à necessidade profissional primeiro, mas também pessoal. O saber falar, ouvir, escrever uma Língua estrangeira auxiliou-me eficazmente neste percurso de conhecer gente e contactar com outros povos.