Comunicação Empresarial
A sua importância no seio empresarial
Hoje a comunicação empresarial tem um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica dos negócios. Sendo um factor importante para se ter um diferencial de competitividade, é fundamental para um bom relacionamento das empresas e instituições com os seus inúmeros públicos alvo, definindo estratégias que permitam o desenvolvimento e a atracção de mais clientes. Ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.
No processo de comunicação empresarial interna, considera-se o funcionário da empresa como receptor da mensagem. As empresas têm diversas formas de “passar” as suas mensagens, nomeadamente através da organização de eventos, participação em colóquios, promovendo acções de formação, editando uma revista ou jornal interno, dirigida aos funcionários. A existência de um manual de acolhimento é também uma das formas de comunicar a nível interno. Este consiste numa série de etapas, escritas, que devem ser seguidas sempre que entra um novo funcionário ou se recebe um visitante.
As vantagens são visíveis através do desenvolvimento económico, o aumento de produtividade e a promoção das relações interpessoais.
Quando uma empresa não se comunica bem os problemas aparecem: são os funcionários que estão desmotivados, os fornecedores que perdem a confiança e os clientes insatisfeitos, não existindo uma comunicação interna e externa.
A Comunicação Externa faz-se através de uma linguagem cuidada e objectiva, dirigida aos clientes ou potenciais clientes. Os métodos utilizados podem ser diversos. A publicidade, o marketing directo, a venda directa, a Internet, entre outros.
A comunicação não deve ser distorcida, deve ser clara e objectiva de forma a que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Exigindo inteligência, reflexão, estudos de casos, processos, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, etc. É ciência e técnica. Podemos ainda salientar diversas formas de chegar até ao público alvo, mais em pormenor através de instrumentos/recursos visuais que podem escritos: revistas, jornais, circulares, panfletos, publicidade outdoor; pictográficos, com por exemplo pinturas, fotografias, desenhos, diagramas, mapas, ou ainda áudio-visuais: “jingles” ou filmes publicitários.
Segundo alguns especialistas, toda a acção de comunicação empresarial deve manter implícitas mensagens como:
1 - Somos bons cidadãos;
2 – Os nossos produtos e serviços são excelentes;
3 – Temos respeito pelos nossos clientes;
4 – Temos respeito pelos nossos accionistas;
5 - Somos uma empresa bem administrada;
6 - Temos tradição;
7 - Somos éticos;
8 - Somos bons clientes;
9 - Somos bons patrões;
10 - É bom trabalhar na nossa empresa;
11 – Os nossos administradores, gerentes, técnicos são muitos experientes.
“Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende”. (Duda Mendonça).
Na base da nova Comunicação Empresarial estão subjacentes três pilares fundamentais: a Tecnologia, Sustentabilidade e Inovação. Isto significa que actualmente as novas tecnologias permitem que as empresas se desenvolvam a um ritmo muito mais acelerado que antigamente. Daí estar implícito os dois restantes pilares, ou seja: a Inovação em termos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, novas formas de divulgar e cativar os potenciais clientes para os mesmos e a respectiva Sustentabilidade que advém do aumento de vendas e clientes, ergo: o lucro.
Não podemos deixar de falar do forte impacto que as Relações Públicas (área das empresas que é relativamente recente nas organizações) podem ter sobre a percepção do público, por um custo muito inferior ao da publicidade convencional. A empresa não paga por espaço ou tempo nos media; paga para que uma equipa de relações públicas desenvolva e divulgue informações e faça a gestão de eventos. Se a empresa desenvolve uma história interessante, essa história pode ser escolhida por várias medias diferentes, tendo o mesmo efeito que uma propaganda de milhões de euros. E teria mais credibilidade do que a propaganda. Os resultados do trabalho de RP podem ser fantásticos. Condutas éticas que valorizam o ser humano, a sociedade e o meio ambiente são essenciais para assegurar sustentabilidade a longo prazo.
Através de um aprendizagem dinâmica que se volta para a divulgação dos produtos e sustentabilidade social das organizações, evolui a abordagem dos processos e as formas de relacionamento da actividade empresarial com os funcionários, os fornecedores, os consumidores, a comunidade, a sociedade e o meio ambiente, em que todos em conjunto procuram construir uma sociedade mais justa, que tenha como objectivos a qualidade nas relações e a sustentabilidade económica, social e ambiental.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
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