CP-5 - Convicção e Firmeza Ética
DR1- Princípios fundamentais de Ética – Conceitos-chave: Ética, deontologia; consciência.
Diferenciou-se a ética e a moral (recuperando conhecimentos já adquiridos noutros módulos, nomeadamente no módulo “Ética e Deontologia Profissionais”) e deram-se alguns exemplos concretos para entender tal diferença (exemplo: eutanásia).
Focaram-se os diferentes tipos de valores que estão por detrás de muitas das normas pelas quais a sociedade se rege e nos dilemas morais que nos são colocados no quotidiano/ao longo da vida, sempre que os valores pelos quais cada um de nós se norteia divergem das normas/leis.
Não se conhece nenhuma sociedade capaz de substituir e organizar as suas actividades sem que existam códigos morais. Por isso, a expressão “O Homem é um animal político”, de Aristóteles, significa que o homem é um ser social e, obrigatoriamente, um ser moral.
Ética – palavra originada do grego “ethos” que significa modo de ser, carácter. Baseia-se na socialização e interacção dos indivíduos na sociedade.
Também conhecida como a “teoria do dever” – relativa ao conjunto de deveres e regras morais com que nos devemos regular no dia-a-dia. Neste conceito de ética estão as definições do “bem” e do “mal”, valores incutidos em nós pelos nossos pais, e que passamos aos nossos filhos.
Neste DR visualizámos o filme "Para a minha irmã" onde se colocaram em evidência um sem-número de dilemas no seio de uma família pacata. O dilema fundamental do filme gira à volta do facto de aqueles pais decidirem ter uma criança para tentar salvar outra que sofria de leucemia. Na sequência de tudo isto, percebe-se que há relatividade de valores tais como o direito à vida, o direito à morte...
DR2 – Códigos de ética e padrões deontológicos – Conceitos-chave: deontologia, códigos de ética, conduta profissional, dever.
Neste DR debruçámo-nos essencialmente sobre os conceitos já adquiridos relativamente aos códigos de ética e deontologia profissionais.
Foi elaborado um trabalho de grupo onde se deveria aplicar todos esses conhecimentos, destacando em particular o perfil-padrão das secretárias. Convém, antes mais definir que uma das qualidades mais importantes para uma boa técnica de secretariado, bastante focada em vários módulos é a assertividade.
Esta define-se como “O acto de defender os direitos pessoais e exprimir pensamentos, sentimentos e convicções de forma apropriada, directa e honesta, de modo a não violar os direitos dos outros.
É uma aptidão que pode ser aprendida, isto é, que cada um pode desenvolver mediante um treino sistemático e estruturado. A maior parte das pessoas não é assertiva em todas as situações”.
Gostaria apenas de referir que a palavra deontologia foi usada pela primeira vez por Jeremy Bentham, um filósofo e jurista inglês. Juntamente com John Stuart Mill e James Mill, difundiu o utilitarismo, teoria ética que responde a todas as questões acerca do que fazer, do que admirar e de como viver, em termos da maximização da utilidade e da felicidade.
Conhecido também pela idealização do Pan-optismo, que corresponde à observação total, a tomada integral por parte do poder disciplinador da vida de um indivíduo.
Jeremy Bentham usou o termo deontologia para definir o conjunto de princípios éticos aplicados às actividades profissionais. No estudo anterior para o módulo “Ética e deontologia Profissionais” aprendi que este termo foi introduzido em 1834, para referir-se ao ramo da ética cujo objecto são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também sob o nome da “Teoria do Dever”. É um dos dois principais ramos da Ética Normativa.
DR3 – Ética e desenvolvimento institucional – Conceitos-chave: igualdade, diferença, organização comunitária.
Começámos por dar o conceito de consciência moral. Falou-se na importância das diversas instituições (sobretudo as estatais) no percurso de vida de cada um.
Diferenciou-se responsabilidade moral de responsabilidade legal, bem como se fez menção ao desenvolvimento/manutenção da consciência cívica.
Deu-se ênfase à articulação da responsabilidade pessoal e profissional, adoptando normas deontológicas institucionais de regulamentação. Identificámos factores éticos de promoção do desenvolvimento institucional reconhecendo condutas éticas conducentes à preservação da solidariedade e do respeito numa comunidade global.
Outros temas abordados foram os códigos de ética e conduta institucional como elementos de identidade e formação de princípios reguladores das relações inter-pessoais e socioculturais e o papel dos princípios éticos e deontológicos institucionais na mediação de conflitos colectivos.
Visualizou-se o documentário "Fantasmas de Abu Ghraib" que coloca em evidência todos os conceitos abordados ao longo deste DR, onde posso realçar a brutalidade do documentário. O choque que é, assistir às torturas efectuadas pelos soldados americanos aos prisioneiros. A falta de moral e ética de todos os elementos envolvidos, e a facilidade com que os responsáveis máximos se descartaram do problema. Também é de assinalar a total ausência de expressões e emoções por parte dos entrevistados.
DR4 – Comunidade Global – Conceitos-chave: nexo, local/global, globalização.
Aqui recuperámos o conceito de globalização, os actores principais da mesma e as vertentes em que a esta pode efectivamente actuar.
Realizou-se um trabalho que punha em contraste os diversos conceitos de ética, dilemas associados, consciências morais e cívica. O tema deste trabalho foi “Tráfico Humano e Trabalho Infantil”. Das muitas pesquisas efectuadas e análise das mesmas, os dados e números a que chegámos são absolutamente aterradores. Concluímos que ainda há muito a fazer no que diz respeito aos direitos das crianças, e, relativamente ao tráfico humano, é difícil dizer ou afirmar que se pode acabar com ele, pois os interesses por detrás deste são enormes, envolvendo gente muito bem posicionada a nível mundial. Os actores são basicamente mulheres jovens e crianças.
No acompanhamento dos diversos temas, realizaram-se algumas fichas de trabalho e trabalhos de grupo.
Termino assim a descrição mais ou menos exaustiva do que foi o módulo CP-5 – Convicção e Firmeza Ética. Num momento de reflexão da nossa vida, por mais pequeno que seja, sempre queremos alterar algo ou alguma decisão mal tomada ou até alguma outra que ficou pendente. A melhoria de qualidade de vida é sempre o factor originário de tal desejo, seja no âmbito familiar, profissional, financeiro ou até mesmo amoroso.
Por vezes essas mudanças que tanto ambicionamos nem sequer estão relacionadas directamente connosco, mas com certeza que fazem parte do que nos rodeia. As decisões que tomamos nem sempre são éticas ou morais. À excepção daqueles que partilham de um sentimento mais narcisista, as pessoas que mudariam algo na sua vida, por vezes, sentem-se apenas uns espectadores e não os verdadeiros protagonistas.
Neste ponto da reflexão é-me perguntado se eu mudaria algo em mim. Digo que não. No entanto, é normal que existem algumas coisas/atitudes que mudaria na minha vida em prol da qualidade e bem-estar da mesma.
Assim, e em jeito de conclusão relativamente ao que aprendi, não só aqui mas no Curso em geral e a sua importância na minha vida pessoal, social e profissional posso dividi-lo em duas partes. A primeira, relativa à minha vida pessoal: nada foi alterado. Tenho noção que sou uma pessoa com ética e respeitadora dos outros. Também sei qual o meu lugar e não tento nunca impor o meu ponto de vista, mas não passo sem um bom debate de ideias se houver pontos de vistas opostos. Gosto de seguir regras, desde que estas não afectem a minha liberdade pessoal e, em sociedade, sei comportar-me.
A segunda, em relação à minha vida profissional: No passado tive a sorte de trabalhar em diferentes áreas de actividade, daí a oportunidade de conhecer e me reger por diferentes Códigos de Ética e Deontologia profissionais, nomeadamente o da área jornalística.
Para finalizar, este módulo tem paralelismo com CLC-5 – Cultura, Comunicação e Média, CLC-7 – Fundamentos da Cultura, Língua e Comunicação, 0684 – Organização, Estrutura e Funções, 0683 – Ética e Deontologia Profissionais, 0700 – Reuniões de Trabalho – organização e planificação, 0703 – Cortesia, Etiqueta e Protocolo no atendimento, 0704 – Comunicação no acolhimento, entre outros.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
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